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Política de ESG na Amarante

1. OBJETIVO

A Política de ESG busca incorporar práticas ambientalmente e socialmente responsáveis em todas as operações da Amarante, abrangendo desde a gestão de recursos naturais até o envolvimento com a comunidade local, além de promover um ambiente de trabalho ético, justo e inclusivo. Esta Política dene a intenção e direção da Amarante relacionada ao seu desempenho socioambiental e de governança corporativa.

2. APLICAÇÃO

Essa norma é aplicável a todas as empresas da Amarante, além de todas as pessoas colaboradoras, fornecedores, prestadores de serviços e hóspedes.

3. RESPONSABILIDADES

Essa política está sob responsabilidade do setor de Meio Ambiente, ESG/Social e Compliance para elaboração e atualização. O Setor de Gestão cará responsável pela revisão e divulgação. A Diretoria será responsável pela aprovação

4. DIRETRIZES

4.1 Diretrizes gerais

4.1.1 Na Amarante, a sustentabilidade é um pilar fundamental que orienta a forma da empresa fazer negócios. A Política de ESG (Ambiental, Social e de Governança) reflete o compromisso da Amarante com práticas que não apenas promovem a excelência em hospitalidade, mas também respeitam e protegem o planeta e as pessoas ao redor.

4.1.2 A Política de ESG foi elaborada para integrar práticas responsáveis em todas as áreas de operações da Amarante, desde a gestão de recursos naturais até o engajamento com a comunidade local e a promoção de um ambiente de trabalho ético, justo e inclusivo. Ao adotar essas diretrizes, busca-se atender às expectativas dos hóspedes, pessoas colaboradoras e parceiros, para impactar positivamente e criar valor sustentável para todas as partes interessadas.

4.2 Compromisso com a Sustentabilidade

4.2.1 Compromissos Gerais de ESG

4.2.1.1 Garantir o cumprimento da legislação aplicável, procedimentos internos e demais compromissos subscritos pela empresa;

4.2.1.2 Apoiar iniciativas que contribuam para fomentar a conservação da natureza, o bem-estar social e a integridade nas relações da empresa;

4.2.1.3 Promover a educação socioambiental das pessoas colaboradoras e empresas parceiras, para que os aspectos e impactos significativos ao meio ambiente e as comunidades sejam levados em consideração na execução das atividades e serviços;

4.2.1.4 Avaliar periodicamente os riscos socioambientais decorrentes das atividades, produtos e serviços, atuais e futuros, de forma a prevenir, reduzir e mitigar os impactos ambientais identificados;

4.2.1.5 Adotar e implementar tecnologias, inovações e processos economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente responsáveis.

4.2.2 Compromissos Ambientais

4.2.2.1 Integrar em nossas atividades a aplicação do conceito de sustentabilidade, proteção e conservação do meio ambiente;

4.2.2.2 Utilizar de forma responsável os recursos naturais como energia, água, ar e solo, desenvolvendo ações contínuas para reduzir seu impacto no meio ambiente e na geração de emissões atmosféricas;

4.2.2.2 Utilizar de forma responsável os recursos naturais como energia, água, ar e solo, desenvolvendo ações contínuas para reduzir seu impacto no meio ambiente e na geração de emissões atmosféricas;

4.2.2.3 Difundir junto aos fornecedores, prestadores de serviço e clientes os princípios e requisitos do Sistema de Gestão Ambiental da Amarante, de forma a contribuir para a confiabilidade no ciclo de vida de nossos serviços;

4.2.2.4 Desenvolver continuamente estudos e parcerias para otimizar a destinação de nossos resíduos;

4.2.2.5 Promover ações de preservação e conservação da biodiversidade;

4.2.2.6 Garantir a conformidade do lançamento de efluentes gerados de acordo com a legislação vigente.

4.2.3 Compromissos Sociais

4.2.3.1 Priorizar a aquisição de produtos e materiais de empresas locais, sempre que possível;

4.2.3.2 Manter comunicação e diálogo permanente com as partes interessadas, buscando fortalecer os relacionamentos, por meio de diferentes formas, pesquisas e canais de comunicação para avaliar o desempenho e reputação da empresa nas temáticas de ESG, incluindo a avaliação e atualização da materialidade

4.2.3.3 Fomentar o desenvolvimento social e econômico, por meio de iniciativas, projetos, editais, doações ou ações filantrópicas para as comunidades;

4.2.3.4 Impulsionar a Economia Circular nas operações;

4.2.3.5 Promover um ambiente de trabalho mais inclusivo, diverso e justo sem discriminação por raça, idade, gênero, orientação sexual, religião ou deficiência;

4.2.3.6 Garantir a saúde e segurança das pessoas colaboradoras e hóspedes, considerando as legislações e demais normas regulamentadoras aplicáveis.

4.3 Compromissos de Governança e Compliance

4.3.1 Agregar valor e aprimorar as operações de controles internos mediante Auditorias, assegurando a conformidade com políticas, normas e procedimentos;

4.3.2 Promover um comportamento íntegro nas interações da Amarante com o público, disseminando um conjunto de princípios e compromissos que regulam a conduta das pessoas colaboradoras, fornecedores e Parceiros de negócios;

4.3.3 Adotar práticas de gestão transparente e ética na Amarante, incluindo a publicação anual do relatório de sustentabilidade/ESG;

4.3.4 Manter canal seguro e independente para as pessoas colaboradoras, ex-pessoas colaboradoras e fornecedores esclarecerem dúvidas ou registrarem violações ao Código de Conduta Ética;

4.3.5 Gerir proativamente os diversos riscos mapeados, como elemento fundamental para alcançar resultados seguros e sustentáveis;

4.3.6 Realizar auditorias internas, de modo a contribuir com o aprimoramento dos controles internos, considerando que controles mais eficientes e eficazes mitigam os principais riscos que possam atrapalhar o alcance dos objetivos dos órgãos.

4.3.7 Estabelecer objetivos que estejam de acordo com esta política e assegurem o desempenho socioambiental de seus processos.